Para conhecer o Brasil um pouco melhor

Roberto DaMatta é um antropólogo brasileiro conhecido (já citei ele no post do livro Dona Flor e seus dois maridos no mês de abril). Estes dias lembrei de um livro do autor que li há uns cinco anos (mais ou menos) e fui ao resgate (sério gente, é resgate mesmo!). O nome é O que é o Brasil?(Editora Rocco) e posso dizer que ajuda, e muito, a explicar o que e quem somos. Nossas qualidades e defeitos estão todos ali e numa linguagem super gostosa.

A obra é dividida em oito tópicos / capítulos. O primeiro faz uma breve apresentação do livro. Nele o autor começa dizendo que “para entender o Brasil é preciso estabelecer uma distinção radical entre um “Brasil” escrito com letra minúscula, nome de um tipo de madeira de lei ou de uma feitoria, um conjunto doentio e condenado de raças que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte; e um Brasil com B maiúsculo – um país, cultora, local geográfico e território reconhecidos internacionalmente – e também casa, pedaço de chão calçado com o calos de nossos corpos; Brasil que é também lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, muitas vezes sagradas.

Comunidade que, de tempos em tempos, celebra eventos exclusivamente seus, como o carnaval. Sociedade com valores próprios, que a tornam uma entidade viva, dotada de auto-reflexão: algo que se alarga para o futuro e o passado” (p.7). Só por esse início já acho que o livro vale ser lido.

Dos outros seis tópicos gostei de ler especialmente três: o que fala sobre a casa e a rua, outro sobre o racismo “à brasileira” (ou vocês pensavam que não existia) e o que se refere a nossa forma de chegar a Deus. Então vamos lá. Vejamos se consigo mostrar qual o motivo me fez gostar tanto do livro e em especial destes três pontos.

1. A casa, a rua e o trabalho: a casa é o local do amor, do respeito. Onde temos um rosto e somos reconhecidos pessoalmente. Na casa o tempo para “suspenso pelas anedotas, pelos casos e pelas intrigas” (p. 17).Na rua, no trabalho, batalhamos, somos um rosto e um corpo, somos impessoais. Não há amizade, não há reconhecimento, é a mais ‘dura realidade’. Fora de casa o tempo passa (como diria um personagem de novela ‘o tempo ruge e a Sapucaí é grande’). Sabe porque este item me chamou a atenção? Porque muitas vezes confundimos estes dois ambientes. Querem ver? Quantos de nós já não viu uma pessoa varrendo a calçada, limpando o jardim ou até mesmo estendendo roupa de pijama e pantufa? Quantas pessoas já não andaram pela rua sem a dentadura ou com toucas de cabelo (aquela que nós mulheres costumamos usar para fazer hidratação ou manter os cabelos lisos). É ou não é a mistura da rua com a casa, do público com o privado? Confesso que ri algumas vezes.

2.Um racismo “à brasileira”: o autor fala que o nosso racismo não é igual aos outros racismos espalhados pelo mundo. Tem um tipo que é propriamente brasileiro. Muitas pessoas acham que não (quantos brasileiros dizem não ter preconceito? Mas suas práticas nem sempre comprovam suas teses. Nosso preconceito, segundo o autor, não é racial e sim social, “o que tecnicamente é a mesma coisa” (p. 26) e continua dizendo que “ o preconceito velado é uma forma muito mais eficiente de discriminar, desde que essas pessoas ‘saibam’ e fiquem no seu lugar” (p.26)

3.Os caminhos para Deus: não preciso nem dizer o porquê desse capítulo ter me chamado a atenção. Vamos combinar que quanto a fé nós, brasileiros, somos de fato meio esquisitos (e o texto fala isso). Fazemos uma ceia de Natal e vamos ou assistimos a Missa do Galo e uma semana depois vamos comemorar a virada do ano na praia, de branco (e outras cores que nos trazem dinheiro, amor, paixão, saúde...). Nesta mesma praia pulamos sete ondas e até recebemos umas rezas, colocamos umas flores no mar etc. trocando em miúdos apelamos para todos os santos e deuses possíveis. Em resumo “somos um povo que certamente acredita mais no outro mundo do que num Deus autoritário e justiceiro, dono de mandamentos estanques e excludentes. E o outro mundo brasileiro é um plano onde tudo finalmente faz sentido” (p. 68).

Todos os capítulos deste livro não explicam de fato o Brasil, mas ajudam bastante. Sugiro, até, que este livro e O Português que nos pariu sejam lidos próximos um do outro (pode ajudar muito). Ambos nos ajudam a ver o Brasil de uma outra forma. E ver o Brasil com outro olhar é também nos ver de maneira diferente.

Comentários

  1. Tenho esse livro!!! É muito bom mesmo. Tão didático, mas sem ser superficial. Acho que deveria ser leitura obrigatória pra jovens e adultos. A gente entende tão pouco da nossa complexa terrinha.

    Obrigada pelas visitas no blog! Tava meio sumida, mas voltei. Agora tô com internet em casa.

    beijão

    ResponderExcluir
  2. Que bom que estasi de volta. Estava com saudades. Sobre o livro realmente deveria ser melhor explorado por jovens e adultos antes de ficarmos espalhando por ai que entendemos tudo de tudo da nossa própria gente. Venha sempre. Um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário